GOVERNO DO ESTADO DE
RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO
E.E.E.F.
WALDEMAR HIGINO DE SOUZA
PROJETO
COMBATE A POLUIÇÃO SONORA NA SALA DE AULA
* JUSTIFICATIVA
Barulho ensurdecedor não é só um jeito
exagerado de falar. Com o passar do tempo, uma pessoa exposta
diariamente a sons muito altos pode ter a audição comprometida.
Máquinas, veículos e aglomerações tornam a poluição sonora cada
dia mais intensa. E no ambiente escolar a situação não é das
melhores. Se você acha o barulho da sala de aula natural, é bom
ficar alerta. A gritaria da turma, somada aos ruídos que vêm da
rua, prejudica o bem-estar de todos e deve ser evitada. Sons e
vibrações que ultrapassam os níveis previstos pelas normas legais
e que podem causar problemas auditivos irreversíveis ou perturbar as
pessoas é o que se chama de poluição sonora.
* OBJETIVO GERAL
Desenvolver ações com os estudantes do 1º a
5ºano dos turnos matutino e vespertino, visando a diminuição da
Poluição Sonora dentro da sala de aula.
* OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Despertar a consciência dos estudantes a respeito do barulho produzido em sala de aula;
- Demonstrar a necessidade da redução do barulho no ambiente de aprendizagem;
- Estabelecer regras de comportamento que levem a diminuição do barulho;
- Identificar na sala de aula se há momentos em que a poluição sonora dificulta o aprendizado e analisar como os estudantes e a professora linda com este problema;
- Propor a participação da turma em ações para o combate da poluição sonora na sala de aula.
* METODOLOGIA
- Realizar atividades em grupo, onde possa desenvolver a conscientização sobre combate a poluição sonora;
- Realizar apresentações de vídeos focando o tema Poluição Sonora;
- Escolher na turma 02 (dois) estudantes por semana para auxiliar a professora com o “Semáforo do Comportamento”;
- Discussões a partir de apresentação dos vídeos sobre o tema;
- Utilização de Dinâmicas para esclarecimento sobre o tema.
* RECURSOS HUMANOS
- Estudantes;
- Orientadora Educacional;
- Vice-Diretora
* RECURSOS MATERIAIS
- Data Show;
- EVA Colorido;
- Cola;
- Caixa de Madeira;
- Fichas com anotações;
- Instrumentos musicais;
- Pendrive;
- Pincel.
* CRONOGRAMA
As atividades serão realizadas a partir do 4º bimestre do corrente
ano com as respectivas turmas
* AVALIAÇÃO
A avaliação se dará durante e após o desenvolvimento das
atividades, onde será avaliado o respeito aos momentos de fala e de
escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos
estudantes nas atividades propostas. Avaliar se os alunos conseguiram
identificar o que é Poluição Sonora, e os prejuízos causados por
esse tipo de poluição, juntamente com o cumprimento da regra do
“Semáforo do Comportamento”.
* REFERENCIAL
-
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29476
Urupá, 20 de Junho de 2013.
É isso aí!!!! Parabéns!
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