quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Combate a Poluição Sonora


GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
E.E.E.F. WALDEMAR HIGINO DE SOUZA


PROJETO COMBATE A POLUIÇÃO SONORA NA SALA DE AULA



* JUSTIFICATIVA

Barulho ensurdecedor não é só um jeito exagerado de falar. Com o passar do tempo, uma pessoa exposta diariamente a sons muito altos pode ter a audição comprometida. Máquinas, veículos e aglomerações tornam a poluição sonora cada dia mais intensa. E no ambiente escolar a situação não é das melhores. Se você acha o barulho da sala de aula natural, é bom ficar alerta. A gritaria da turma, somada aos ruídos que vêm da rua, prejudica o bem-estar de todos e deve ser evitada. Sons e vibrações que ultrapassam os níveis previstos pelas normas legais e que podem causar problemas auditivos irreversíveis ou perturbar as pessoas é o que se chama de poluição sonora.

* OBJETIVO GERAL

Desenvolver ações com os estudantes do 1º a 5ºano dos turnos matutino e vespertino, visando a diminuição da Poluição Sonora dentro da sala de aula.

* OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Despertar a consciência dos estudantes a respeito do barulho produzido em sala de aula;
  • Demonstrar a necessidade da redução do barulho no ambiente de aprendizagem;
  • Estabelecer regras de comportamento que levem a diminuição do barulho;
  • Identificar na sala de aula se há momentos em que a poluição sonora dificulta o aprendizado e analisar como os estudantes e a professora linda com este problema;
  • Propor a participação da turma em ações para o combate da poluição sonora na sala de aula.


* METODOLOGIA
  • Realizar atividades em grupo, onde possa desenvolver a conscientização sobre combate a poluição sonora;
  • Realizar apresentações de vídeos focando o tema Poluição Sonora;
  • Escolher na turma 02 (dois) estudantes por semana para auxiliar a professora com o “Semáforo do Comportamento”;
  • Discussões a partir de apresentação dos vídeos sobre o tema;
  • Utilização de Dinâmicas para esclarecimento sobre o tema.


* RECURSOS HUMANOS

  • Estudantes;
  • Orientadora Educacional;
  • Vice-Diretora

* RECURSOS MATERIAIS

  • Data Show;
  • EVA Colorido;
  • Cola;
  • Caixa de Madeira;
  • Fichas com anotações;
  • Instrumentos musicais;
  • Pendrive;
  • Pincel.

* CRONOGRAMA

As atividades serão realizadas a partir do 4º bimestre do corrente ano com as respectivas turmas

* AVALIAÇÃO
A avaliação se dará durante e após o desenvolvimento das atividades, onde será avaliado o respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos estudantes nas atividades propostas. Avaliar se os alunos conseguiram identificar o que é Poluição Sonora, e os prejuízos causados por esse tipo de poluição, juntamente com o cumprimento da regra do “Semáforo do Comportamento”.

* REFERENCIAL
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29476

Urupá, 20 de Junho de 2013.





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