Vivemos em uma sociedade da
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender.
Vivemos em uma sociedade do conhecimento, nunca houve
tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo, aprender constitui uma
exigência social, mas podemos dizer que nunca houve uma geração de aprendizes
com tanta dificuldade de Aprendizagem, resultando em fracasso escolar. Temos
contato com muita informação mas muitas vezes não conseguimos converter estas
informações em conhecimento.Isto porque as tecnologias da informação, estão criando
novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, que estamos apenas
começando a vislumbrar, mas que, seguramente, tornam necessárias novas formas
de alfabetização (literária, gráfica, informática, científica,etc.) e a escola
muitas vezes não está preparada para essa forma de aprender,essa nova cultura
da aprendizagem.
A escola passou a não ser mais a
primeira fonte de informação da criança, pois ela já está tendo contato com
muitas informações antes mesmo de vir à escola e é preciso aproveitar estas
informações e não ignorá-la, pois vemos muitas pessoas manuseando computadores,
celulares e outras tecnologias, mas não consegue se sair bem na escola. È
preciso que a escola ajude as pessoas a não somente navegar na internet, mas
saber utilizar essa ferramenta para adquirir aprendizagem dando sentido a
informação interpretando-a de forma crítica, pois não cabe a escola dar a
verdade como certa e acabada é preciso instigar o educando a construir o próprio
conhecimento.
O sistema educacional precisa
contribuir para formar os futuros cidadãos para que se tornem aprendizes capazes
de enfrentar novas formas de aprendizagem.
Segundo (Pozo e Postigo, 2000) é preciso fomentar nos educando a
capacidade de gestão do conhecimento, pois será mais fácil enfrentar os
desafios que os aguardam na sociedade do conhecimento. Para isso precisam
desenvolver cinco capacidades:
Competências
para a aquisição de informação.
Competências
para a interpretação da informação.
Competências
para a análise da informação.
Competências
para a compreensão da informação.
Competências
para a comunicação da informação.
Mas para mudar a forma de aprender do
educando é preciso mudar a forma de ensinar, é preciso haver um novo perfil de
aluno e novo perfil de professor e para isso é necessário uma mudança de
mentalidade e um repensar de nossos sistemas educacionais.
Juan Ignacio Pozo
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